quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Retrospectiva Mostra CineAfroBH 2014 | Cultura e Resistência | Mestre Negoativo

No dia 22 de novembro de 2014 a região nordeste de Belo Horizonte conheceu mais sobre um dos protagonistas da resistência cultural da região. Morador do bairro Maria Goretti, Ramon Lopes é conhecido como Negoativo. Além de ser mestre de capoeira, é musico, diretor de filmes e ativista cultural. Seu trabalho tem como marca principal a união da arte e da reflexão política. O seu recém-lançado clipe “Globalização” marcou presença no telão na #5 sessão da Mostra CineAfroBH e, na ocasião, também foi exibido seu primeiro trabalho cinematográfico, o documentário “Lamparina Bantus nas Minas Gerais” que registra as histórias e a realidade do povo quilombola da região de Diamantina. 


A reflexão sobre a realidade atual das comunidades quilombolas foi aprofundada apor meio da exibição do filme de Junia Torres e Cida Reis. O documentário “Um olhar sobre quilombos: Mocambo” retrata a vida da comunidade remanescente do quilombo Mocambo (SE). A pesquisa do filme vai além de Sergipe e se estende por outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Pará.

Em consonância com a temática “Cultura e Resistência”, o filme “Cabelo e Identidade” realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC), trouxe uma metáfora especial. No filme, mulheres e homens se olham no espelho e dizem o que enxergam. À partir dos relatos, pode se perceber a importância do cabelo na construção da identidade e, sobretudo, como um lugar de resistência e de afirmação da própria identidade afro-brasileira .

A exibição contou ainda com a participação especial do cineasta senegalês Alpha Gano. O cineasta trabalha no Ministério da Cultura do Senegal e realiza diversos trabalhos independentes, como filmes e oficinas de capacitação audiovisual em festivais na África e Europa. Seu documentário “África Capoeira” retrata como foi a apropriação da capoeira no Senegal. O filme é uma viagem de volta às raízes que simboliza o diálogo cultural entre Brasil e Africa.

Para fechar com chave de ouro a #5 sessão Mostra CineAfroBH, o documentário “Paz no Mundo Camará: a capoeira angola e a volta que o mundo dá”, dirigido por Carem Abreu, exibiu a riqueza do conhecimento dos mestres da cultura afro-brasileira de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gratidão a todos presentes e à hospitalidade do Mestre Negoativo, que recebeu com carinho e generosidade a equipe da Mostra CineAfroBH em sua própria casa.

Mestre Negoativo em entrevista, na #5 sessão da Mostra CineAfroBH

Desde outubro de 2014 a Mostra CineAfroBH coloca na rua a sua importância na preservação e resgate de nossa cultura de matriz africana. É a primeira mostra audiovisual de Minas Gerais dedicada exclusivamente à exibição de filmes com temática afro-brasileira. No total são 23 sessões gratuitas, realizadas nas ruas de comunidades de seis regionais da capital, onde estão situadas as casas de mestres de tradições da cultura de matriz africana. A Mostra CineAfroBH é composta por 12 filmes de realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos, divididos em quatro ciclos temáticos: Cultura e Resistência, Samba, Capoeira e Religiosidades. As 10 exibições de 2014 estão acontecendo entre outubro e novembro. Em 2015 a mostra continua, com exibição de outras 13 sessões, entre fevereiro e maio. 

| PRÓXIMA SESSÃO |

A última sessão de 2014 acontecerá no próximo sábado, 29 de novembro. O tema será samba e o Mestre Conga será o bamba homenageado. A exibição será na Rua Edna Quintel, 320 – Bairro São Bernardo, a partir das 19h.

Saiba mais no site da mostra e confirme sua presença no evento do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário