terça-feira, 25 de novembro de 2014

Retrospectiva Mostra CineAfroBH 2014 | Capoeira Angola | Mestre Rogério e Mestre Índio


A terceira exibição aconteceu no dia 25 de outubro de 2014, no bairro Santa Tereza, região leste de Belo Horizonte. Dois mestres foram homenageados: Mestre Rogério e Mestre Índio. Ambos tem o objetivo de preservar, divulgar e manter vivos a arte e os rituais da Capoeira Angola. Mestre Rogério na década de 80 foi o responsável pela difusão da capoeira angola em Minas Gerais. Ele, junto ao Mestre Índio no início da década de 90, foram os pioneiros na difusão da capoeira angola fora do Brasil.

Em 1992 fundaram juntos a Associação de Capoeira Angola Dobrada – ACAD, na Alemanha. Além de preservar a capoeira angola a associação tem o objetivo de auxiliar homens, mulheres e crianças na sua auto-afirmação e processo de libertação.

Mestre Rogério nasceu em Duque de Caxias-RJ, em 1954. Veio para Belo Horizonte e fundou o Iuna: primeiro grupo de Capoeira Angola da cidade, em 1985. Em 1987 formou-se Mestre de Capoeira Angola, pelo Mestre Moraes. Em maio de 1990, à convite do capoeirista Índio, Mestre Rogério viaja para Alemanha, na cidade de Kassel, onde desde então mora e desenvolve seu trabalho com a Capoeira Angola.

Mestre Índio, Carlos Roberto Gallo, nasceu em 1963, em Várzea da Palma-MG. Formado Mestre de Capoeira Angola pelo mestre Rogério, em 2004. Atualmente coordena os trabalhos de Santa Tereza, em Belo Horizonte, e na Itália, onde mantem núcleos da ACAD em Cesena e Bolonha.

Os filmes exibidos foram os mesmos da sessão anterior:

- Flor no Cascalho: ACESA | Direção Coletiva: Associação Imagem Comunitária (AIC). O vídeo realizado com a Associação Cultural Eu Sou Angoleiro - presente no morro do cascalho, região oeste de Belo Horizonte - mostra como a tradição da capoeira angola se transforma em um instrumento de cidadania e preservação da cultura afro-brasileira.
- Berimbau Chamou Eu Vou: Grupo Iuna | Direção Coletiva: Associação Imagem Comunitária (AIC). Este vídeo mostra a iniciativa empreendida pelo Grupo Iuna, que usa a capoeira angola na perspectiva do trabalho social. Além das oficinas de capoeira angola, o grupo exerce um importante papel político e cultural na região leste de Belo Horizonte.

- Paz no Mundo Camará: a capoeira angola e a volta que o mundo dá | Direção: Carem Abreu. Carro chefe da mostra, presente em todas as exibições, reflete sobre a influência da capoeira angola para a construção da identidade cultural brasileira.

A cultura afro-brasileira continua viva em Belo Horizonte. Salve os mestres e cidadãos que lutam todos os dias por essa preservação. A capoeira, além de ser uma prática para o bem-estar físico e mental, promove integração social e vem em missão de paz.

Entre em contato com essa prática e com os mestres! 


Associação de Capoeira Angola Dobrada – ACAD

Endereço: Rua Capitão Bragança, 39 - Santa Tereza
Funcionamento:
Segundas e Quartas: 14 às 16h e 19 às 21h
Terças e Quintas: 9 às 11h
Roda: Quintas às 19:00h

Contatos: 9772-5704 / 94040091 / 9735-9627
Email: omoludeangola@yahoo.com.br


Desde outubro de 2014 a Mostra CineAfroBH coloca na rua a sua importância na preservação e resgate de nossa cultura de matriz africana. É a primeira mostra audiovisual de Minas Gerais dedicada exclusivamente à exibição de filmes com temática afro-brasileira. No total são 23 sessões gratuitas, realizadas nas ruas de comunidades de seis regionais da capital, onde estão situadas as casas de mestres de tradições da cultura de matriz africana. A Mostra CineAfroBH é composta por 12 filmes de realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos, divididos em quatro ciclos temáticos: Cultura e Resistência, Samba, Capoeira e Religiosidades. As 10 exibições de 2014 estão acontecendo entre outubro e novembro. Em 2015 a mostra continua, com exibição de outras 13 sessões, entre fevereiro e maio.

A última sessão de 2014 acontecerá no próximo sábado, 29 de novembro. O tema será samba e o Mestre Conga será o bamba homenageado. A exibição será na Rua Edna Quintel, 320 – Bairro São Bernardo, a partir das 19h.

Saiba mais no site da mostra e confirme sua presença no evento do Facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário