segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Retrospectiva Mostra CineAfroBH 2014 | Capoeira Angola | Mestre Dunga



A segunda sessão da mostra aconteceu no dia 18 de outubro de 2014, no bairro Padre Eustáquio, região noroeste de Belo Horizonte. Amadeu Martins, o Grão-Mestre Dunga, foi o homenageado da noite. Ele nasceu em Feira de Santana – Bahia. Foi cabo do exército brasileiro, em São João Del Rey e no final da década de 60, por influência do Mestre Toninho Cavalieri, passou a residir em Belo Horizonte. Nessa época a Capoeira era praticada por pessoas ligadas à zona sul. Diante disso, Mestre Dunga começou a se dedicar à divulgação da capoeira nas vilas e comunidades na capital mineira.

Em 1981 ele fundou a ABRACCE - Associação Brasileira de Capoeira Cordão de Ouro | Eu Bahia, situada na vila São Vicente (Marmiteiro), bairro Padre Eustáquio. Em 2004, lança seu primeiro CD: "Grão Mestre Dunga - A Lenda Viva da Capoeira", que possui 28 faixas de puro valor folclórico, com angola, banguela, maculelê e puxada de rede. A associação possui diversos núcleos de ensino em Minas Gerais, em academias, escolas e outras associações.

No dia da exibição o público foi recebido com uma tradicional roda de capoeira na rua da sede da ABRACCE. Foi impossível ficar parado e inevitável entender como essa prática traz integração social. Todos da vizinhança chegaram mais perto e a Mostra CineAfroBH foi recebida em meio à paz e cultura afro-brasileira.


A mostra recebeu três filmes: 


- Flor no Cascalho: ACESA | Direção Coletiva: Associação Imagem Comunitária (AIC). O vídeo realizado com a Associação Cultural Eu Sou Angoleiro - presente no morro do cascalho, região oeste de Belo Horizonte - mostra como a tradição da capoeira angola se transforma em um instrumento de cidadania e preservação da cultura afro-brasileira. 

- Berimbau Chamou Eu Vou: Grupo Iuna | Direção Coletiva: Associação Imagem Comunitária (AIC). Este vídeo mostra a iniciativa empreendida pelo Grupo Iuna, que usa a capoeira angola na perspectiva do trabalho social. Além das oficinas de capoeira angola, o grupo exerce um importante papel político e cultural na região leste de Belo Horizonte.

- Paz no Mundo Camará: a capoeira angola e a volta que o mundo dá | Direção: Carem Abreu. Carro-chefe da mostra, presente em todas as exibições, reflete sobre a influência da capoeira angola para a construção da identidade cultural brasileira.

A cultura afro-brasileira continua viva em Belo Horizonte. Salve os mestres e cidadãos que lutam todos os dias por essa preservação. A capoeira, além de ser uma prática para o bem-estar físico e mental, promove integração social e vem em missão de paz.

 

Quer conhecer o Mestre Dunga de perto? Todo domingo, a partir das 18h ele coordena a roda de capoeira mais tradicional de MG: a roda da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre sua história aqui.

 

Conheça a ABRACCE:

Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima 263, Padre Eustáquio.
Funcionamento: Terça e Quinta 19h30 às 21h.
Email: graomestredunga@graomestredunga.com.br

Veja como foi a exibição do dia 18 de outubro de 2014: 




A última sessão de 2014 acontecerá no próximo sábado, 29 de novembro. O tema será samba e o Mestre Conga será o bamba homenageado. A exibição será na Rua Edna Quintel, 320 – Bairro São Bernardo, a partir das 19h.

Saiba mais no site da mostra e confirme sua presença no evento do Facebook.


Desde outubro de 2014 a Mostra CineAfroBH coloca na rua a sua importância na preservação e resgate de nossa cultura de matriz africana. É a primeira mostra audiovisual de Minas Gerais dedicada exclusivamente à exibição de filmes com temática afro-brasileira. N total são 23 sessões gratuitas, realizadas nas ruas de comunidades de seis regionais da capital, onde estão situadas as casas de mestres de tradições da cultura de matriz africana. A Mostra CineAfroBH é composta por 12 filmes de realizadores afro-brasileiros belo-horizontinos, divididos em quatro ciclos temáticos: Cultura e Resistência, Samba, Capoeira e Religiosidades. As 10 exibições de 2014 estão acontecendo entre outubro e novembro. Em 2015 a mostra continua, com exibição de outras 13 sessões, entre fevereiro e maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário