quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LANÇAMENTO OFICIAL



DVD PAZ NO MUNDO CAMARÁ
a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá

tem lançamento oficial durante programação do Forumdoc.bh.2012


Acontece no domingo, dia 2/12, 15h, na sala Humberto Mauro, Palácio das Artes o lançamento oficial do DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”, dentro da programação da 16ª edição do Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, o Forumdoc.bh.2012. ENTRADA FRANCA.

A obra multimídia possui direção de Carem Abreu, coordenação técnica de mestre João Angoleiro e pesquisa histórica de Caroline Césari. É uma realização da ATOS Central de Imagens, em co-produção com Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (Acesa) e foi patrocinada com os recursos do Prêmio Capoeira Viva, Ministério da Cultura, Petrobrás e Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais. 

A sessão de lançamento contará com a presença de mestres da cultura popular de BH, como D. Eliza e Mestre Conga (Velha Guarda do Samba), Maurício Tizumba (multiartista mineiro), além de vários mestres de capoeira angola da capital, como mestres Dunga (Senzala Eu Bahia), Primo (Grupo Iuna), Jurandir (Fund. Inter. Capoeira Angola, FICA-BH), dentre outros.


PRÉVIA NA TV
Confira entrevista exclusiva sobre o DVD no sábado (dia  1/12/12), às 19h, no programa CINE MAGAZINE, da Rede Minas.


SINOPSE: A Capoeira Angola não é apenas movimento de corpo, uma dança, uma luta, um jeito brasileiro de viver a vida que vem sendo elaborado nos ultimos seis séculos. A Capoeira Angola é história, ela é inclusão social, é cultura de raiz. E hoje ela traz a você uma versão inédita da história do Brasil: a da africanidade incrustada na identidade cultural brasileira através dos movimentos de luta e resistência do povo negro na diáspora. Afinal, como será que a capoeira mudou a sua percepção social em menos de um século, deixando de ser percebida como uma temida manifestação popular, para se tornar um instrumento de paz mundial, símbolo maior da cultura brasileira e patrimônio imaterial do país? Quais teriam sido os movimentos sociais, culturais e históricos, feitos por essa capoeira de raiz para vencer tamanha estigmatização? Nesse dvd contribuem para desvendarmos esse mistério mais de 50 mestres da capoeira angola e das culturas populares de raiz, além de artistas brasileiros e pesquisadores do universo capoeirístico da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Quilombo dos Palmares.

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=rZVX2Qh4nFM

PARTICIPAÇão ESPECIAL dos mestres
JOÃO PEQUENO (Centro Esportivo de Capoeira Angola – CECA, in memorian), CURIÓ (Academia Irmãos Gêmeos - ACAIG), BOCA RICA (Grupo de Capoeira Angola da Bahia), GILDO ALFINETE (Associação Brasileira de Capoeira Angola), MORAES (Grupo Capoeira Angola Pelourinho - GCAP), COBRA MANSA e JURANDIR (Fundação Inter. de Capoeira Angola - FICA), ROGÉRIO e INDIO (Associação de Capoeira Angola Dobrada - ACAD), JANJA (Grupo N’Zinga), além da participação de 38 mestres de Capoeira Angola e da Cultura Popular Brasileira, como D. ISABEL CASIMIRA, Rainha Conga de MG, e da trilha-sonora composta por músicas de Gilberto Gil, mestres Felipe, Manoel, Gildo Alfinete, Negoativo, dentre outros.

CONHEÇA A VERSÃO AFRO-BRASILEIRA DA HISTÓRIA DO BRASIL
O DVD apresenta uma pesquisa histórica realizada em 58 locações em cinco estados:  Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Alagoas, onde foram entrevistadas mais de 50 pessoas. A obra teve seis anos de produção, gerou 16 produtos culturais multimídia e possui abordagem exclusiva. Destaca quatro “movimentos capoeirísticos de libertação” realizados pelos afrobrasileiros no decorrer dos últimos seis séculos, que contribuíram com a mudança da percepção social sobre a capoeira no Brasil e no mundo. São eles: Da Diáspora à Origem (séculos XVI, XVII e XVIII); Marginalização e Perseguição (séculos XVIII, XIX e XX); Folclorização e Institucionalização (séculos XX e XXI); Globalização e Projetos Sociais (séculos XX e XXI).  

CONTEúDO dO DVD
VÍDEOS: 1- “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá- BRASIL” (54 minutos, 2012, documentario televisivo) || 2- “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá- Minas Gerais” (15 minutos, 2009, curta metragem, em exibição no Canal Brasil) || 3- Making Of Oficina de Produção Audiovisual (3 minutos, 2010, Curta) || TEXTO: 4-Encarte contendo  resumo da pesquisa histórica.  


SERVIÇO: lançamento oficial DVD “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá”, durante programação do Forumdoc.bh.2012

DATA: 02/12, domingo
HORÁRIO: 15h
LOCAL: sala Humberto Mauro, Palácio das Artes ( Av. Afonso Pena, 1537, 
Belo Horizonte, MG)
CONTATO: 55 (31) 9297-1582| 4063-9822 |
ASSESSORIA: Carem Abreu, ATOS Central de Imagens

RESERVE SEU DVD: falecom@atosimagens.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário